Home / Dicas / Técnica de Rapport – o suporte efetivo para vender e recrutar mais!

Técnica de Rapport – o suporte efetivo para vender e recrutar mais!

Você que trabalha com venda direta, marketing multinível ou ainda marketing de rede como também é conhecido, bem sabe da importância de crescer em vendas e de também conseguir recrutar mais.

O topo da montanha é o lugar mais alto e embora exija bastante empenho e sacrifício, é a área mais buscada por aqueles que realmente querem ter sucesso!

Será sobre isso que eu falarei hoje!

Você já ouviu falar na Técnica de Rapport?

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre a técnica de Rapport, mas saiba que se trata de uma metodologia bem profunda e útil para quem trabalha com vendas diretas/ MMN.

O conceito surgiu da psicologia, que diante aos estudos, pôde verificar como a questão da empatia gerava nas pessoas uma sensação de bem-estar e motivação.

A técnica envolve a criação de uma ligação entre uma pessoa e outra, de forma que haja uma sincronização de percepções e comunicação, a ponto de que a relação acaba se tornando harmônica e positiva para ambas as partes.

Significa dizer que é muito útil e necessária na área de vendas e recrutamento.

Objetivos da técnica de rapport

  • Gerar empatia.
  • Gerar envolvimento.
  • Gerar interesse.
  • Gerar confiança.
  • Gerar receptividade na proposta.

Através desse método de venda e recrutamento no MMN, o seu contato se sente à vontade para ouvir o que você tem a dizer, ficando também mais disponível para aceitar sua oferta.

Por meio desse recurso, a pessoa se mantém mais aberta para ouvir o que você tem a informar sobre sua empresa de MMN, fazendo com que troque informações com mais naturalidade e simplicidade.

Só que isso não deve ser feito de forma superficial. Pelo contrário, a técnica de rapport deve acontecer de forma verdadeira, respeitosa pelos valores do outro, construindo dessa maneira um laço de compreensão, juntamente com uma comunicação clara e positiva.

Portanto, a atitude movida com o efeito rapport não pode ser forçada ou artificial. Deve na verdade, fluir naturalmente.

Quais são os primeiros passos para desenvolver o método rapport?

  • Faça contato visual. (Olhe nos olhos e preste atenção em seu lead/ contato).
  • Observe as expressões faciais de seu lead/ contato.
  • Verifique também qual é a postura corporal da pessoa.
  • Analise seu equilíbrio emocional.
  • Ouça e esteja atento ao tom de voz do outro (ritmo, timbre, volume…)
  • Observe quais são as entonações verbais usadas pela pessoa. Isso quer dizer que tipos de palavras ela usa ao falar. Há alguma palavra ou frase que se repete?
  • Gestos – analise que gestos a pessoa faz, velocidade para se movimentar ou deslocar o corpo, dentre outros.

E como aplicar a técnica para conquistar um lead/ contato?

Os passos são simples.

Apesar de existirem diferentes técnicas, a mais famosa é chamada de espelhamento.

Acontece quando diante ao seu lead/ contato, você reproduz os mesmos gestos, jeitos, modo de falar, expressões faciais, modo de falar, tom de voz, respiração e postura.

E por que a técnica é tão eficaz?

Pelo simples motivo de gerar na pessoa o sentimento de empatia. Para você o que é mais fácil: conversar com alguém que te faz ter a sensação de conhecer há muito tempo ou se comunicar com alguém em que não tem nada a ver com seu perfil?

A técnica de rapport serve justamente para quebrar o gelo e as diferenças entre as pessoas. E pode inclusive ser propagada, desenvolvida online, por videoconferência, por uma conversa pelo Whatsapp ou pessoalmente.

A técnica da reciprocidade dentro do rapport também é muito significativa. E qual o sentido dela?

Gerar interesse em comum, construindo uma relação de camaradagem. É o tipo de sensação em que você dá, sem querer nada em troca. A pessoa tende a entender que a oferta em questão é para benefício dela e não para o seu próprio. Entende?

Empregar a técnica no MMN/ marketing de rede é essencial porque deixa o lead à vontade, de forma que ele passa a confiar em você bem mais facilmente.

A relação vai se solidificando à medida que você vai desenvolvendo uma comunicação proveitosa e um espelhamento positivo. A sensação que o cliente tem é que ele está diante de um espelho, de um reflexo em que pode confiar, seja o que for que você deseje oferecer a ele.

Por isso, aplique bem essa técnica, vá treinando e desenvolvendo no passo a passo, sem parecer ser forçado. Observe os pontos que se repetem em seu lead e depois, basta apenas reproduzir de maneira semelhante.

Interessante não é mesmo?!

Com certeza mais essa dica se tornou uma das melhores sacadas para você vender mais no seu negócio de MMN e também para recrutar com maior velocidade.

E então? Pronto para decolar e conquistar muito mais leads?

Então, clique abaixo!

 

 

Comentários
Técnica de Rapport – o suporte efetivo para vender e recrutar mais!
5 (100%) 1 vote

Sobre Fernando Augusto

Fernando Augusto é autor de diversos Cursos Online e Livros Digitais na internet. Tem como missão pessoal ajudar 100 pessoas a se tornarem milionárias a partir da internet.

Veja isso:

Como usar o Periscope na GOPRO

Periscope lança integração com câmeras digitais GOPRO, usadas principalmente por esportistas! A partir dessa terça-feira (26), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *