Home / blog / Você é um empreendedor líder ou inventor?

Você é um empreendedor líder ou inventor?

Para falar sobre empreendedorismo é indispensável entender os diferentes tipos de modelos de empresário entre Líder Empreendedor e o Inventor.

Como distinguir o inventor do empreendedor? Considerando que os dois se definem pela busca da inovação?  

Inventor ou líder?

O ponto do inventor está mais no propósito da sua criação do que na sua utilização comercial.

Em algumas ocorrências, o inventor pode ser o respectivo empreendedor, mas, na maior parte, o inventor precisa do empreendedor para dar seguimento à sua ideia, inseri-las na indústria e transformá-la em uma conjunção viável de negócios.

As definições sobre as figuras do empreendedor e inventor sofreram modificações significativas por toda extensão. Em resumo, o inventor diferencia-se do empresário pela sua alta habilidade criativa e o empreendedor pelo obstáculo que tem de superar para concretizar as suas ideias revolucionárias.

O empreendedorismo não é congênito. Embora muitas dos requesitos solicitados pelo empreendedor nasçam com as pessoas, à eficácia de identificar oportunidades é alcançada com as experiências de vida e se aperfeiçoa com o tempo.

Definição de empreendedor

  • Os empreendedores não são “aventureiros” que assumem perigos muito altos. Assumir riscos é uma suposição da atividade empreendedora, mas o verdadeiro empreendedor sabe avaliar e calcular o perigo.
  • Os empreendedores não são “lobos solitários”. Eles precisam trabalhar em equipes, formar times e devem ser, para obter sucesso, excelentes líderes. Costuma-se acreditar que as iniciativas empreendedoras residem unicamente em invenções, ou seja, na criação de ideias radicalmente inéditas. Este é um engano muito comum.
  • O empreendedorismo guarda uma relação muito próxima com a inovação, cuja definição semântica, presente no dicionário significa “o ato ou efeito de inovar” (FERREIRA, 1999, p. 1115) que, por sua vez, de acordo com a mesma fonte, significa “tornar novo, renovar, introduzir novidade”.

Inovações no empreendedorismo

As inovações podem ser incrementais ou radicais. No primeiro caso, ela é entendida como um melhoramento ou releitura de algum produto ou processo já existente.

No segundo caso, refere-se ao desenvolvimento de produtos e processos cujas características se diferenciem significativamente, se comparados aos produtos e processos existentes. Podem ser fruto de uma tecnologia nova ou de uma nova maneira de combinar tecnologias pré-existentes.

As inovações radicais trazem consigo uma revolução tecnológica que, muitas vezes, significa, ao mesmo tempo, o fim e o início de ciclos de desenvolvimento dentro de uma indústria.

Inovações em produto

Introdução de um benefício ou serviço novo ou significativamente melhorado nas suas especificações técnicas, componentes e materiais, software, interface com usuários e outras características funcionais. Exemplo: introdução de sistemas de navegação GPS em veículos automotivos; introdução de câmeras fotográficas em aparelhos celulares, etc.

Inovações em processo 

Implementação de novos processos ou melhorias significativas nos processos de produção, venda e logística dos produtos e serviços. Exemplo: introdução de softwares que permitam identificar as melhores rotas de entrega; introdução de códigos de barras para identificação do preço das mercadorias, etc.

Inovações em marketing

Mudanças na aparência do produto e sua embalagem, divulgação e distribuição. Exemplo: mudanças de embalagem que confiram uma nova utilidade aos produtos; utilização, pela primeira vez, de novas mídias de divulgação, como as mídias sociais.

Portanto, temos que ter em mente que a inovação é algo maravilhoso que está à altura de todos, desde que se tenha um espírito elétrico e muita determinação e foco: Ela é a premiação ao estímulo contínuo.

Conclui-se então que não é necessária uma invenção para dar o primeiro passo na carreira empreendedora, mesmo que a invenção viável aumente a perspectiva de sucesso de seu negócio. Mas juntar o útil com o agradável, pode ser muito mais benéfico que usar apenas uma opção.

Plante as ideias, regue com determinação e colha os frutos do sucesso

Precisando alavancar sua carreira? Fale comigo, será um prazer lhe atender.

Se você quer se tornar um excelente empreendedor, tendo seu próprio negócio, aproveite essa oferta que tem tempo limitado para novas adesões!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

Comentários
Você é um empreendedor líder ou inventor?
Vote neste artigo

Sobre Fernando Augusto

Fernando Augusto é autor de diversos Cursos Online e Livros Digitais na internet. Tem como missão pessoal ajudar 100 pessoas a se tornarem milionárias a partir da internet.

Veja isso:

Como elaborar e implementar o processo de vendas?

Independente de equipe de vendas ou metas de negócios, o que faz as vendas ocorreram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *