Home / Dicas / Programa de envio de e-mail

Programa de envio de e-mail

Programa de envio de e-mail

Aprenda tudo sobre email marketing neste tutorial de email marketing atualizado 2016

Se você é autônomo e pretende profissionalizar cada vez mais o seu negócio, a implementação do e-mail marketing como ferramenta de comunicação entre o seu negócio e os seus clientes, patrocinadores, fornecedores ou simples interessados é algo que precisa ser realizado de maneira atenciosa e cuidadosa. Até porque, essa pode ser o principal canal de comunicação entre você e o público que faz a sua empresa prosperar. E já que você é esse profissional antenado e já decidiu implantar a prática de e-mail marketing na sua empresa, agora basta escolher qual programa de envio de e-mail irá usar. A primeira coisa para sanar essa dúvida, é pensar que este programa precisa atender às necessidades da sua empresa, nem mais, nem menos. Afinal, a principal característica dessa ferramenta é a agilidade, logo, não vamos ficar colocando coisas demais e que possam atrapalhar este processo. Atualmente, existem no mercado diversas ferramentas diferentes, com funcionalidades distintas, por isso é tão difícil se decidir sobre o assunto, com tantas opções à vista. Por isso, é ideal conhecer as reais necessidades do seu negócio e quais os objetivos a serem alcançados. Assim, ficará mais fácil descobrir quais as funcionalidades que você precisa para atingir suas metas.

ebook-de-diseño-email-marketing-Teresa-Alba-MadridNYC

Objetivos e funcionalidades listadas, é hora de escolher a empresa que irá fornecer esse programa. Assim como você lê o rótulo das embalagens e pergunta a outros consumidores antes de comprar um produto desconhecido, também deve fazer isso neste caso. Procure conhecer a reputação da empresa que oferece essa ferramenta, converse com outros proprietários de comércio que utilizam ou já utilizaram seus serviços, procure cases de sucesso que possam incentivar você a contratar o mesmo produto.  Conversar com outros usuários do serviço é extremamente importante, pois é a melhor maneira de descobrir se a empresa fornece um bom suporte, se a ferramenta que disponibilizam tem usabilidade simplificada para não atrasar seu trabalho, se a entrega dos relatórios são feitas dentro do prazo determinado, além de serem bem escritos, com gráficos compreensivos para apontar os caminhos a serem seguidos por meio deles. 

Flat design vector illustration icons set of website SEO optimization, programming process and web analytics elements. Isolated on turquoise background

Não apenas a reputação da empresa em si deve ser avaliada, como também a reputação do IP de envio de email. IP é um número de identificação, é como sabemos a origem da mensagem, ou seja, de qual computador ela veio. Se a empresa que você contratar, enquanto realiza serviços para você, também realiza serviços ilegais, como envio de pornografia infantil, entre outras ações criminosas, o IP, ao ser descoberto, será bloqueado – junto com os e-mails enviados sobre a sua empresa. Conversando com algum vendedor dessa empresa, ou também através de algum canal de atendimento, pergunte pela reputação do endereço de IP dessa ferramenta. Melhor ainda, se possível, confira no SenderScore.org, pois este é um serviço que monitora e avalia a reputação de envio de diversos IPs. O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante e faz parte da estratégia de Inbound marketing, ou seja, ganhar o interesse das pessoas sem precisar pagar por isso, diferentemente do tipo de marketing que “empurra” produtos em cima dos clientes, tornando-se indesejáveis.  

email-marketing-automation

Por isso, é essencial que sua ferramenta de e-mail marketing seja integrada às outras dessa mesma categoria, como Landing Pages, CRM e Analytics. Vamo saber um pouquinho sobre cada uma delas?

  • Landing Pages: é também chamada como página de destino ou página de entrada. É  a página por onde um visitante chega ao site, quando o internauta clica em um resultado de busca, em anúncios de banners ou links patrocinados. Dessa forma, essas pessoas são direcionadas imediatamente às Landing pages.
  • CRM: sigla para o termo “Customer Relationship Management” ou o nome que se dá ao gerenciamento do relacionamento da sua empresa com o cliente. Também pode ser um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne diversas tarefas e processos de maneira organizada e integrada.
  • Analytics: Google analytics é uma ferramenta usada para acompanhar as visitas e conversões do site da sua empresa.  Foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005.

landingpages

Agora que você já conhece um pouco sobre essas outras ferramentas que auxiliam no marketing digital da sua empresa, já pode imaginar a importância de integrá-las ao programa de e-mail marketing, não é mesmo? Podemos destacar ainda dois principais objetivos para essa integração:

  • Evitar o envio de informações que não são interessantes a determinados clientes. Por exemplo: enviar campanhas de produtos para quem já é cliente (já utilizam os produtos) e atualização de software para pessoas que ainda não trabalham com a sua empresa. Isso acontece como consequência de uma segmentação mal realizada ou pela ausência desta etapa do processo.
  • Pescar o seu cliente por meio dos “Leads”. Por exemplo: saber quais materiais o seu cliente já baixou, quais as campanhas de e-mail ela já recebeu ou fluxos de automação nos quais ela já participou. Quando pensamos em vendas, conhecer o seu cliente o máximo possível é a chave para abordá-los de maneira adequada, transformando sempre em potenciais compradores novamente.

usando-webinario-para-gerar-leads

E se você ficar na dúvida se o programa que a empresa está oferecendo é realmente passível de ser integrada às outras ferramentas como Landing Pages, CRM e Analytics, dê preferência à softwares horizontais, ou seja, que já possuem todas essas ferramentas integradas entre si e com terceiros. Outros pontos importantíssimos a serem levados em conta no momento de escolher o seu programa de envio de e-mails são: se a ferramenta fornece informações sobre abertura, clique, descadastros, bounces e mapa de cliques, para que seus clientes possam navegar facilmente ou remover facilmente seus endereços eletrônicos da sua lista; se ela fornece templates prontos também é outro ponto importante, pois pode adiantar demasiadamente o processo do envio de e-mails, assim, você não precisa contratar um designer para criar um template para você, ou seja, menos um gasto para a sua empresa; se a ferramenta consegue importar os contatos dos clientes que você já possui também é algo fundamental de saber antes de contratar o serviço, já que é impensável se desfazer de uma lista de e-mails autorizados que você já possua.

Comentários
Programa de envio de e-mail
3.3 (65%) 4 votes

Sobre Monique Silva

Monique Silva é assessora pessoal do Fernando Augusto, e sabe como ninguém organizar "as coisas". Dirige outro famoso blog no ramo de Fitness produzindo excelentes conteúdos.

Veja isso:

Como usar o Periscope na GOPRO

Periscope lança integração com câmeras digitais GOPRO, usadas principalmente por esportistas! A partir dessa terça-feira (26), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *