Home / Dicas / Formato de email marketing

Formato de email marketing

Formato de email marketing

E-mail marketing é uma ferramenta essencial para você que tem um produto ou uma marca, uma linha com diversos produtos, se aproximar ainda mais dos seus clientes, patrocinadores, fornecedores e outros interessados. Essa ferramenta é utilizada para o marketing direto, você envia diretamente para o seu público que precisa estar de acordo com essa comunicaçãoPara simplificar, o e-mail marketing, pode ser entendido como um boletim que carrega as informações sobre a sua empresa, de tempos em tempos, diretamente para a caixa de e-mail dos destinatários interessados. O objetivo aqui é manter o nome da sua empresa ou produto sempre fresquinho na lembrança de todos. É importante salientar que esses boletins devem conter uma mensagem que realmente vale a pena ser enviada, ou seja, com novidades sobre a sua empresa, condições especiais, descontos, entre outros.

adnews-19290739141436192153ff0f9794f43ef374027b018cb1a44bc94809d8da

É essencial para que você alcance seu objetivo, que as pessoas que irão receber o seu e-mail marketing tenham consentido com o recebimento destes e-mails. Do contrário, o seu trabalho se tornará um spam na caixa de mensagem, ou seja, algo indesejado. Para isso, quem trabalha com e-mail marketing deve respeitar as normas e procedimentos predefinidos, analisando o retorno gerado por meio de relatórios, além de análises gráficas. Só assim, será capaz de gerar campanhas cada vez mais otimizadas. Outra característica que faz com que esse tipo de e-mail se diferencie do spam, é que o destinatário, ao receber, tenha a opção de se retirar da lista de cadastro para não receber mais mensagens. Isso se chama “opt-out” e, de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing, o remetente deverá disponibilizar aos destinatários a sua política de Opt-out e informar o prazo de remoção do endereço eletrônico, que não poderá ser superior a dois dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento. Quando solicitado por outros meios, o responsável terá cinco dias, a partir da data da solicitação, para retirar o e-mail do destinatário da sua lista.

17193266496_d195fa157e_b

Muitas agências que realizam o serviço de e-mail marketing costumam utilizar listas de e-mails de terceiros. Eles conseguem esse material porque, toda a vez que nos cadastramos em algum site, deixamos alguns dados. Esses dados são salvos pelas agências, que utilizam as informações para esse tipo de trabalho. Por isso, é muito comum recebermos mensagens de lugares dos quais nunca ouvimos falar. Essa é uma característica de spam, apesar de ser possível remover nosso endereço eletrônico de tal lista. No entanto, é completamente compreensível o motivo pelo qual um endereço eletrônico é algo muitíssimo valioso para as agências. De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil,  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o e-mail é o motivo pelo qual a maioria dos brasileiros acessam a internet. Por isso, é tão importante quando o assunto é comunicar ou apenas ser lembrado.

email-marketing-tools

As empresas que utilizam o e-mail marketing, destacam ainda outros desses benefícios:

  • Proatividade: a empresa não precisa ficar apenas aguardando o interesse do seu cliente ou que o patrocinador se lembre dela. A própria empresa pode realizar um contato com todos as pessoas que possam estar envolvidas com o seu comércio.
  • Interatividade: ao receber uma mensagem, caso haja interesse ou alguma dúvida, o próprio cliente, patrocinador, fornecedor ou interessado (cliente em potencial) pode enviar uma mensagem de forma imediata.
  • Segmentação: após uma filtragem, é possível direcionar a mensagem a ser enviada por sexo, faixa etária e cidade. Assim, você só envia e-mail para quem, realmente, possa vir a se tornar um interessado pelo seu produto ou marca.

alavancarcampanha

  • Personalização: qualquer pessoas que entenda minimamente de computação ou internet pode personalizar uma mensagem com informações da empresa. A personalização pode ser feita de forma simples e da maneira que desejar.
  • Mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.
  • Agilidade: o e-mail é uma ferramenta muito rápida. Após o envio, realizado com um simples clique na tecla “send”, os e-mails podem ser enviados à milhares de pessoas. O retorno, por meio de ação desejada, também pode ser muito rápido ou simplesmente com a informação de recebimento. Logo, os relatórios sobre o assunto podem ser gerados em pouco tempo.
  • Alta taxa de retorno: campanhas sérias, que trabalham apenas com destinatários que autorizaram o envio, têm altíssimos índices de resposta.

email_inner_graphic_0 (1)

Agora que você já sabe todas essas informações sobre essa prática tão eficaz para ampliar a comunicação sobre o seu negócio, fique sabendo como implementar essa ferramenta na sua empresa. A primeira coisa que você precisa decidir na hora de iniciar esse trabalho é qual será a infraestrutura utilizada para isso. Por exemplo, criar um formulário de entrada para o seu site para que os interessados que visitarem possam cadastrar seus e-mails por lá. Uma forma de incentivar as pessoas a se cadastrarem é oferecer algum tipo de desconto. Outro fator a ser levado em conta nesta fase da implementação é comprar um bom e-mail software.

 Artigo_3-bases-para-uma-estratégia-de-e-mail-marketing-eficaz

O segundo passo é a valiosa lista de e-mails. Como montar um mailing extenso? A melhor forma é colher os endereços através do formulário no seu próprio site, sabendo que todos os endereços eletrônicos que ali estão são autorizados, ou seja, se está ali é porque a pessoa realmente está interessada em saber mais informações sobre a sua empresa. Nos Estados Unidos é comum a venda de listas de e-mails, porém, no Brasil, muitas vezes as listas comercializadas são ilegais, ou seja, os destinatários não autorizaram a divulgação de seus dados. Criar conteúdo de qualidade também é fundamental para o sucesso do seu e-mail marketing. Procure enviar informações que realmente interessam aos seus clientes. Além disso, essas informações precisam estar distribuídas no corpo do e-mail de maneira didática e harmoniosa para não confundir ou haver algum mal entendido. 

Email-Marketing2-1024x524

Lembrando que você pode contratar uma empresa especializada para realizar esse tipo de trabalho para você. Mas se você é do tipo que prefere ter controle total sobre o seu negócio, pode seguir essas dicas para estruturar, você mesmo, o seu próprio e-mail marketing. Se seguir esses passos, provavelmente terá um retorno positivo. Boa sorte!

Comentários
Formato de email marketing
3 (60%) 2 votes

Sobre Monique Silva

Monique Silva é assessora pessoal do Fernando Augusto, e sabe como ninguém organizar "as coisas". Dirige outro famoso blog no ramo de Fitness produzindo excelentes conteúdos.

Veja isso:

Como usar o Periscope na GOPRO

Periscope lança integração com câmeras digitais GOPRO, usadas principalmente por esportistas! A partir dessa terça-feira (26), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *