Home / Motivação / Como treinar novas pessoas.

Como treinar novas pessoas.

Olá pessoal, sejam bem-vindos!

Como treinar novas pessoas.

Eu tenho um histórico, eu já treinei cerca de 30 mil alunos, já tive equipe com mais de 500 mil pessoas no Multinível, eu tenho alguma experiência, alguma coisa que eu aprendi nesse mercado de como treinar pessoas no negócio. Nós precisamos entender o seguinte: O Multinível ele se desenvolve localmente, porém você tem que pensar globalmente. No nosso caso nacionalmente e em breve globalmente, se é que você me entende. Você precisa entender que as suas forças com seus braços, a sua atuação ela é limitada, o que eu quero dizer com isso? Você pode treinar quinhentas pessoas ao mesmo tempo? Pode. Você pode treinar mil pessoas ao mesmo tempo? Se você alugar um estádio ou um ginásio pode. Você conseguiria fazer um treinamento para mil pessoas todos os dias? Impossível, você não conseguiria fazer um treinamento para mil pessoas todos os dias presencialmente, eu não conheço ninguém que faça isso, porém eu conheço pessoas que treinam cinco mil pessoas a cada 3 dias virtualmente.

treinamento-e-desenvolvimento-blog-up10

Quando você tem a internet a seu favor, você quebra qualquer tipo de barreira física, limitação física, tanto de conhecimento, de conteúdo como o próprio tema que é o treinamento. Então através da internet você pode treinar pessoas que estão no seu bairro, em outras cidades, em outros estados e até mesmo em outros países. O que você precisa ter para poder treinar pessoas para fazer treinamento com outras pessoas? Você precisa apenas conhecer e saber lidar com as ferramentas corretas para isso. O Skype é uma ferramenta de treinamento? Sim e não. Ele é uma ferramenta de treinamento para poucas pessoas, mas ele não é uma ferramenta de treinamento profissional para muitas pessoas. Se você é um líder grande ou deseja ser um líder grande você precisa ter ferramentas que já te proporcione um crescimento orgânico, um crescimento natural. Hoje por exemplo você tem ferramentas gratuitas e você tem ferramentas pagas para treinar a sua equipe. Eu vou falar sobre ferramentas gratuitas e pagas.

ferramentas-de-treinamento

Ferramentas gratuitas: Você tem por exemplo o Google Hangout que é uma ferramenta gratuita que faz a transmissão de vídeos. Você tem exatamente o que eu estou fazendo agora, que é uma ferramenta chamada Periscope. Eu nunca conseguiria fazer todo dia um treinamento para 30, 40 pessoas todo dia meia noite presencialmente, eu não conseguiria, humanamente impossível. A tecnologia, a internet permite que a gente faça isso. Então o que eu estou fazendo aqui agora é um treinamento através de uma ferramenta chamada Periscope. O que precisamos ter são as ferramentas corretas e o mais importante de tudo, você precisa ensinar as pessoas a saber usar a ferramenta e outra coisa importante também, você precisa ter uma consistência na ferramenta. Por exemplo: Se você vai fazer treinamento com a sua equipe terça e quinta, você vai ter que ter treinamento terça e quinta no Hotconference por exemplo ou via Skype. Eu tenho líderes que treinam a equipe via Skype, via Hotconference e foi um Software que eu utilizei durante muito tempo.

Caucasian businessman conducting training for his multi-ethnic employees

Eu por exemplo treino a minha equipe hoje, atualmente através de Periscope, através de grupos de Whatsapp, de vídeos e também de seminários presenciais, assim como eu fiz no mês passado, seminário presencial local. É uma forma excelente de você treinar a sua equipe. Você não pode ter somente uma forma de treinar a sua equipe. Eu faço treinamento presencial, Google Hangout, pouco mas faço, eu faço muito Persicope, as vezes Skype, eu faço muito Whatsapp e faço semanalmente segunda, quarta e sexta vídeos de treinamento. Então repara que a minha rotina de treinamento é muito forte e realmente tem que ser, porque se treinar ficar bom e se fica bom, fica rico. Isso é o que precisamos ter em mente, precisamos treinar para ficar bom. Não só treinar, porque quando você treina normalmente você estuda para isso e normalmente quem dá o treinamento também aprende muito. Ontem por exemplo eu peguei as 11 habilidades que todo líder de Multinível deve saber, ontem eu aprendi muito com essas 11 habilidades, eu não só ensinei, passei, mas eu aprendi. Eu entendo que existe essas ferramentas no mercado, que você precisa utilizá-las com consistência para que tenha resultado.

Row of writing human hands

Liderança.

A maior forma de você formar líderes não é dando treinamento. A maior forma de você formar líderes é você sendo líder que você quer que seja na sua equipe. Esse é o maior exemplo que você pode ter. O líder não é aquele que diz faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Não. A atitude do líder, ela grita tão alto que as vezes a pessoa não consegue ouvir o que o líder fala. Atitude vale mais que mil palavras. Aquilo que eu faço grita tão alto que você não consegue ouvir o que eu falo. Como você cria um líder, dando treinamento? Não. Fazendo o que precisa ser feito, recrutando, vendendo, se qualificando, sendo top recrutador. Você tem que ser o líder que você gostaria de ter na sua equipe. O líder lidera pelo exemplo, ele primeiro faz, ele não fala, ele faz e a sua atitude vale mais do que você fala.

00000000462154998726174877906

Como recrutar pessoas de outros estados.

A única maneira de você treinar pessoas que moram em outros estados, sem dúvida é a internet. É você apresentar o plano de alguma maneira para essas pessoas. Você vai sair da sua cidade para ir para outra cidade para recrutar pessoas em outros estados, uma pessoa que talvez seja lista fria, talvez não vale a pena você gastar combustível, avião com uma pessoa que você não conhece, a não ser que você já saiba que é um líder, que vai explodir. Vale a pena você ir lá. Agora, na maioria dos casos não é isso que acontece, na maioria dos casos a pessoa precisa te provar que é boa o suficiente para que você vá lá, é óbvio. Principalmente se você mora em São Paulo ou Minas e a pessoa é de Manaus, paraíba, Sul.

recrutamento e seleção - soluções para sua empresa

Então, como você faz isso? Exatamente como eu faço, pela internet. De que maneira? Você precisa padronizar uma forma de apresentação. Eu trabalho profissionalmente, não é à toa que eu recrutei mais de 50 pessoas nesse negócio, bem mais. Linha de máster para mim não é problema, eu faço uma atrás da outra. Você precisa padronizar a sua forma de trabalho. Quando você padronizar essa forma de trabalho, você vai ter uma sistemática funcionando para você. Qual é a sistemática de trabalho padrão local? Levar para a APN, levar para a franquia, fazer reunião caseira, coquetel. Ensinar a pessoa até que ela possa fazer sozinha e ela vai crescendo, levando gente na APN, nas caseiras e no negócio vai crescendo. Agora, já existe um padrão formado e também já existe um padrão formado pela internet que deu certo para mim. Como que funciona? Hoje por exemplo eu recruto pessoas, na verdade as pessoas entram em contato comigo e eu envio para elas para facilitar, otimizar o meu tempo um vídeo de apresentação, pode ser um vídeo oficial da Hinode, um vídeo meu, não importa, o importante é a pessoa ver um vídeo de apresentação do Plano de Marketing e aí eu vou marcar um horário com ela para eu poder retornar para ela.

slide-corporativo

Vou te falar como eu faço: E aí, tudo bem? O meu tempo está muito corrido agora, se eu te mandar um vídeo de apresentação sobre o que mostra o Plano de Marketing dessa empresa, quando você consegue ver esse vídeo? A pessoa responde: Quarta-feira à noite. Eu falo: Ok. Então estou te enviando esse vídeo agora e que já que você vai ver esse vídeo na quarta-feira à noite, na quinta-feira de manhã as 10h eu vou estar te ligando para eu poder te passar os próximos passos, tudo bem? A pessoa responde: Tudo bem. O que você acabou de fazer agora? Você acabou de ajustar um compromisso, só que a pessoa que te disse que tudo bem, você perguntou, você dominou a situação e você não deu o vídeo de bandeja e você perguntou: Se eu te enviasse um vídeo, então não sei se eu vou te enviar, depende da sua resposta, seu eu te enviasse um vídeo de apresentação, quando você teria condições de assistir esse vídeo? E a pessoa respondendo, eu já marco na minha agenda e aí no dia marcado eu entro em contato.

plano-de-marketing-digital

Eu falo: E aí fulano, fantástico o vídeo né? Eu não pergunto se ele gostou, senão ele pode falar que sim ou que não. Eu já estou afirmando, fantástico o vídeo né?! A pessoa responde: É, bem interessante. É o que normalmente as pessoas falam, dificilmente alguém fala que é fantástico, e sim que é interessante. Eu pergunto: De tudo o que você viu no vídeo, o que mais te chamou atenção? A pessoa precisa dizer o que chamou a atenção para ela, dependendo do que ela for falar, vai ser o que você vai promover. Tem pessoas que vão dizer: O que mais me chamou a atenção foram os carros; O que mais me chamou a atenção foi a indústria dos cosméticos; O que mais me chamou atenção foram os ganhos; O que mais me chamou atenção foi o plano de compensação; O que mais me chamou atenção foi os depoimentos. No meu vídeo tem os depoimentos.

shout

Você não pode ser o dono da bola de cristal. Não adianta você querer adivinhar o que a pessoa achou, você tem que perguntar para ela e ela vai te dizer. Por que você faz essa pergunta? Porque você já vai saber o que você vai promover em seguida. Digamos que a pessoa respondeu os ganhos: Legal né?! Realmente incrível essas formas de ganhos da Hinode. Normalmente nessa hora eu conto histórias, não só minha de ganho, mas histórias dos crossline, downline de ganhos. Eu vou incentivar e vou alimentar aquilo que ela mais gostou, isso faz parte do diálogo, da conectividade entre você e ela. Se ela não falar de produto, você não vai falar de produto para ela, pois não foi o que chamou a atenção dela e assim por diante.

capital-social-parte-2

Isso que eu estou passando para vocês é muito valioso, é como eu faço e dá certo!

E aí você vai dar prosseguimento: Você viu que possui algumas formas de você começar o negócio, você quer começar esse negócio mais rápido ou mais devagar? A pessoa responde: Eu quero começar mais devagar. Você fala: Ótimo, excelente. Para você começar devagar tem uma excelente opção que são três parcelas de 733,00 que você começa com o kit mais lento que é o kit top, aonde você já vai ter mercadoria para você poder trabalhar e poder montar a sua rede. E se a pessoa falar: Eu quero começar mais rápido. Você fala: Ótimo, excelente. A gente tem uma excelente forma de você começar que é através de um kit top que custa três parcelas de 733,00, você já vai ter mercadoria para você trabalhar e poder montar a sua rede. Entendeu o que eu falei? O que eu falei agora? Ela quer começar devagar ou ela quer começar rápido, não importa é KIT TOP. Ela não sabe o que é começar rápido ou devagar. Agora se ela falar: Ah, eu quero só revender, o que eu acho difícil, aí você não vai falar que é kit top, claro, vai falar do kit revendedor, beleza. Cadastra ela como revendedor e trabalha a lista quente dela, você vai cadastrar top abaixo dela, você não pode cortar a pessoa, porque de repente ela não é a pessoa, mas a gente nunca sabe quem ela conhece. No Multinível é muito isso, quem você conhece.

Social engineering concept: horseshoe magnet capturing crowd of color human figures isolated on white background

Lembrando: Padronizar o processo, mandar o vídeo, agendar um horário, fazer o fechamento, conectar a pessoa num sistema de treinamento de uma franquia, porque a gente sabe que a franquia não funciona só como centro de distribuição, mas também como centro de capacitação e treinamento para novo consultor.

Um forte abraço,

Fernando Augusto.

Comentários
Vote neste artigo

Sobre Monique Silva

Monique Silva é assessora pessoal do Fernando Augusto, e sabe como ninguém organizar "as coisas". Dirige outro famoso blog no ramo de Fitness produzindo excelentes conteúdos.

Veja isso:

10 dicas de como disparar email marketing

10 dicas de como disparar email marketing Quase todas as pessoas no mundo que acessam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *